Último lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será depositado em Setembro
Dia: 15/09/21
A Receita Federal vai realizar o pagamento do quinto e último lote de restituição para os declarantes que têm direito. Confira aqui quem pode receber e quando será realizado o calendário da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber depois de fazer a sua declaração do Imposto de Renda.
Como saber se possuo direito ao valor?
Para saber se possuirá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. Com isso, o contribuinte já tem em mente que será incluso em um dos lotes.
A Receita Federal realizou o pagamento do terceiro lote de restituição para os declarantes que têm direito. Veja logo abaixo quem pode receber e quando vai receber o seu pagamento.
Calendário de restituição do IRPF
São cinco lotes de pagamentos depositados mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:
- 1.º lote: 31 de maio de 2021
- 2.º lote: em 30 de junho de 2021
- 3.º lote: em 30 de julho de 2021
- 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
- 5.º lote: em 30 de setembro de 2021
Onde vou receber?
O dinheiro será depositado na conta que o beneficiário indicou para a Receita Federal ao fazer a declaração do Imposto de Renda.
Não há como saber qual lote você será restituído, porém é importante ressaltar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.
O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.
Depois de efetuar o pagamento a esses grupos prioritários, a ordem de entrega da declaração entra como critério para o pagamento.
A consulta pode ser realizada somente após um tempo que a declaração for entregue, no portal da Receita. Ou, uma semana antes do pagamento.
No caso do 5º lote pago em 30 de setembro, por exemplo, o portal abre consultas a partir do dia 24 de setembro.
Fonte: Site Contábil