Para verificar se de fato o trabalhador está habilitado a receber o lucro que será distribuído, é necessário que o trabalhador tenha tido saldo de FGTS até o dia 31 de dezembro de 2020, além disso, quanto maior o saldo o trabalhador tinha maior será o valor a receber.
A distribuição do lucro é feita proporcionalmente ao saldo. Para projetar quanto o trabalhador receberá, basta consultar o extrato do FGTS, verificar o saldo total existente nas contas no dia 31 de dezembro de 2020. E depois bastará multiplicar o valor pela porcentagem que será divulgada pelo CCFGTS na próxima semana.
Conforme informações da Caixa, cerca de 160 milhões de contas, relativas a contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos anteriores) receberão o crédito da distribuição dos resultados.
A rentabilidade do FGTS é calculada da seguinte maneira: taxa fixa de 3% ao ano + TR (que está zerada). Esta rentabilidade já foi paga durante o ano passado.
Agora, os trabalhadores receberão apenas a porcentagem referente a distribuição do lucro, que será definida na próxima semana, que a título de comparação que foi de 1,84% no ano passado.
Como consultar o saldo do FGTS
Os trabalhadores podem consultar o valor do FGTS por meio dos seguintes canais:
- APP FGTS
- Site fgts.caixa.gov.br
- Central Telefônica Caixa 111, opção 2.
- Internet Banking.
No extrato o lucro do FGTS estará impresso como “cred dist resultado ano base 12/2020”, assim que for pago.