eSocial: Início de Fase para Grandes Empresas
Dia: 07/03/18
A primeira parte da primeira fase do eSocial teve como prazo o cadastro até o final da ultima quarta-feira, 28/02. De acordo com notícias recentes, das 15 mil empresas que deveriam ter se cadastrado para esta primeira fase, apenas 8.160 o fizeram. Houveram alguns problemas no sistema operacional do eSocial, mas foi resolvido em pouco tempo.
A partir da quinta-feira, 1/3, começou a segunda parte da primeira fase eSocial para grandes empresas, com faturamento anual maior que 78 milhões. Nesta fase, devem ser cadastradas informações sobre os trabalhadores, como: dados sobre admissão, afastamento, férias, etc. Se enquadram neste grupo mais 15 milhões de trabalhadores.
O Comitê Gestor do eSocial destaca: “Hoje, nós estamos nesta fase de construção deste grande sistema, mas quando tivermos a base completa, entraremos na fase de desoneração em que dispensaremos o setor empresarial de diversas obrigações que hoje são exigidas desse público. O ganho de produtividade para o país será imenso”.
Quando totalmente em operação, o eSocial representará a substituição de até 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF – por apenas uma, reduzindo, na prática, custos, processos e o tempo gastos hoje pelo setor produtivo com o cumprimento de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias com o poder público.
O cronograma de implantação do eSocial foi escalonado por diferentes grupos de empresas, conforme você pode ver nesta notícia, clicando aqui. Uma terceira parte da primeira fase começa a partir de maio e a Knowhow Sistemas vai acompanhando e mantendo voces informados das ultimas noticias sobre este assunto.
Referência: aqui.